Se você tem de 10 a 90 anos, você já deve ter tocado em um Mega Drive, Super Nintendo, Nintendo 64, Xbox 360, PS3. Se você já jogou jogos como Golden Axe, Flicky, Altered Beast, Pac Man você realmente sabe o que é um desafio, eu particularmente nunca vi nem conheci alguém que zerou algum desses jogos, mas agora porque com o desenvolvimento dos games, e o aumento de sua complexidade os jogos parecem ter ficado mais fáceis? Você provavelmente deve conhecer muitas pessoas que zeraram jogos como Gears of War, Dead Space... Mas não deve conhecer praticamente ninguém que zerou jogos como os que eu citei anteriormente, porque isso ocorre?
Como podemos ver esse é um controle de Mega Drive, esse controle possui de 8 a 17 botões variando de controle a controle, contudo 90% dos jogos de Mega Drive utilizavam apenas 7 se não 6 botões. Quem lembra bem dos jogos, era muito fácil aprender a jogar, difícil era chegar ao fim. Os jogos não eram nada de mais, praticamente era pular, bater, andar para frente, e usar algum tipo de magia, muito fácil não? Errado, era exatamente isso de dificultava. Com o baixo nível de complexidade e poucas combinações de golpes era muito difícil derrotar um inimigo ou passar de uma situação para chegar no próximo nível.
Esse é um controle de Xbox 360, esse controle possui de 17 a 21 botões mais 2 analógicos, aparentemente parece bem mais difícil de utilizar e da a impressão que os jogos se tornam mais difíceis, mas na verdade logo que você se acostuma fica fácil de se utilizar o controle, praticamente todos os jogos utilizam os 17 botões, claro isso varia de jogo a jogo, contudo o maior numero de botões só facilitam o jogo, porque assim você sabe que existe muitas combinações de movimentos, golpes, magias, e etc... Basta você se acostumar a jogar com esse tipo de controle.
Outro fator que justifica a dificuldade dos jogos antigos é a AI (Artificial Intelligence) inteligência artificial, em jogos como Gears of War, Call of Duty, os AI sabem reconhecer os momentos do jogo, isso aparentemente parece que dificulta o jogo, porque os inimigos “Pensam” contudo só facilita, Se você for jogar jogos como Golden Axe, Flicky, Altered Beast, Pac Man, você não tem onde se esconder, porque o inimigo sempre sabe onde você esta e sempre vai te perseguir, contudo em jogos como Gears of War ou Call of Duty, se você se esconder, você vai ter um tempo para conseguir se restabelecer e partir para o próximo ataque, diferente dos jogos antigos onde você tem poucas possibilidades de fuga.
Para mim o principal fator que faz os jogos antigos serem mais difíceis, é a questão do Salvar, Load. Jogos de Mega Drive, eram impossíveis de salvar, porque não existia Memory Card ou HD, ou seja, se o jogo dava a você 3 vidas para chegar ao final, você teria que enfrentar todos os desafios do jogo somente com as 3 vidas, claro em alguns jogos era possível conseguir mais vidas... Hoje em dia, é muito mais fácil, se você morreu em algum jogo, basta ir ao menu, e dar Load no seu ultimo save assim você pode continuar da mesma parte que você parou antes de morrer... Diferente dos jogos antigos que você tinha que começar tudo de novo.
Para mim o principal fator que faz os jogos antigos serem mais difíceis, é a questão do Salvar, Load. Jogos de Mega Drive, eram impossíveis de salvar, porque não existia Memory Card ou HD, ou seja, se o jogo dava a você 3 vidas para chegar ao final, você teria que enfrentar todos os desafios do jogo somente com as 3 vidas, claro em alguns jogos era possível conseguir mais vidas... Hoje em dia, é muito mais fácil, se você morreu em algum jogo, basta ir ao menu, e dar Load no seu ultimo save assim você pode continuar da mesma parte que você parou antes de morrer... Diferente dos jogos antigos que você tinha que começar tudo de novo.